Tio Dadinho

Tio Dadinho

Olá, sou Marcos Pimentel, artista plástico e arte-educador. Há uma década trabalho no eixo educacional na arteterapia. Por meio da linguagem artística, traço um caminho entre o nosso mundo interno e o da expressão humana.
Uma das inquietações que a arte traz está situada na estranheza ou encantamento na expressão da vida que, ligada ao processo criativo, trasfigura-se na qualidade que preenche plenamente a condição de ser da pessoa.
Como arte-educador, compreendo que a arte desenvolve integralmente o indivíduo ao possibilitar a expressão livre do pensamento e das emoções, além de protagonizar mudanças sociais no processo construtivo da sociedade.
Piaget falava que o desenvolvimento da criança acontece por meio do lúdico. Como pai, redescobri a essência da arte ao notar a importância da brincadeira em fazer arte. Com o lúdico é possível desenvolver uma expressão pura, sem lapidação, verdadeira e prazerosa capaz de fazer entender “as coisas” com nossos filhos.
Seja desenhando ou pintando seus sonhos, à sua maneira, desenvolvendo suas garatujas e falando “pai, sou e você andando de skate” ou “sou eu, você e a mamãe”. E você olha e não vê com seus olhos mas, com o coração. Para mim, o que está ali é o sentimento da verdade e isso reflete a expressão mais genuína do ser onde sua atenção fortalece a relação afetiva.
Para as crianças, fazer das brincadeiras é como uma ponte para o imaginário. Brincar e jogar para elas são modos de aprender, formar conceitos, selecionar ideias e se socializar. Para nós, pais, a participação deve ser ativa no processo de desenvolvimento da criança. Essa aproximação é fundamental porque reforça nosso laço de afetividade com os nossos filhos de tal maneira que a criança vê em você mais que um amigo, um PAI.
Shakespeare disse no Menestrel que nunca devemos falar a uma criança que sonhos são bobagens, porque poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.

 
Quintal da Arte Brinquedos Educativos e Brindes Promocionais
Link para a loja - loja.quintaldaarte.com.br
Fone: (11) 99729-1154 - quintal@quintaldaarte.com.br